fbpx
Praça JK Diamantina

A Revitalização de um dos marcos de Diamantina – a Praça Juscelino Kubitschek

A Prefeitura Municipal de Diamantina em Minas Gerais juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizaram no dia 26 de junho de 2017 uma solenidade de entrega da requalificação da Praça JK.

O evento teve início na Igreja de São Francisco de Assis, na Praça JK, com a presença do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, da superintendente do Iphan-MG, Célia Corsino, do prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, e demais autoridades locais.

O objetivo foi celebrar as ações conduzidas na Praça desde julho de 2016, que visam o melhoramento urbano da área com condições de acessibilidade, segurança e qualidade de vida, por meio da valorização do patrimônio cultural diamantinense.

Revitalização Praça JK Diamantina

Principal ponto de convergência do centro de Diamantina (MG), a Praça JK é um marco na cidade.

Pedestres e veículos circulam dia e noite pelo local, que também atrai dezenas de turistas, que posam ao lado da estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek ou apreciando a belíssima vista da Serra dos Cristais. Esse espaço público de inegável importância para a vida da cidade mineira foi requalificado pelo Iphan, inserido no PAC Cidades Históricas, e  entregue à população no dia 26 de junho.

Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, com gestão da Prefeitura Municipal e apoio financeiro da CAIXA que a obra da Praça JK foi realizada. Foram feitas ações de requalificação do paisagismo, inserção de mobiliário urbano, instalação de rampas de acessibilidade e alargamento dos passeios, além de higienização do Chafariz da Câmara, recuperação das balaustradas e repintura de dois bens tombados na praça, a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Fórum.

Marco de Diamantina

Considerado marco na evolução urbana de Diamantina, a Praça Juscelino Kubitschek é o ponto de convergência de sete ruas, originadas ainda no século XVIII.

Seu nome é uma homenagem ao filho mais ilustre da cidade, que também figura em uma estátua localizada na Praça e voltada para a rua em que o ex-presidente morou durante sua infância. Além do fluxo intenso e frequente de moradores e turistas, anualmente a Praça JK também é o cenário da entrega da Medalha JK, concedida pelo Governo Estadual.

No século XVIII, Diamantina chegou a ser o maior centro de extração de diamantes do mundo, o que refletiu na evolução da cidade e formação de seu espaço urbano, emoldurado pela Serra dos Cristais. Tombado pelo Iphan em 1938, seu centro histórico foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial em 1999. Ainda hoje seu conjunto urbanístico e arquitetônico encontra-se bastante íntegro, com monumentos e marcos significativos da passagem do tempo – dos primeiros anos de ocupação até as obras de Oscar Niemeyer do século XX.

Diamantina é uma das oito cidades mineiras incluídas no PAC Cidades Históricas, com previsão de execução de treze obras, sendo que a requalificação da Praça JK é a primeira delas a ser concluída.

Achou interessante?

Navegue pelo nosso site e confira mais informações sobre a cidade de Diamantina e conheça nossas acomodações.

Aproveite e faça já a sua reserva  e venha visitar Diamantina – MG!

Compartilhe:

Vesperata Diamantina 2024 Carnaval Radical em Diamantina
Solicite sua Reserva