A Pousada do Garimpo, O Garimpeiro e o Chef Vandeca na Verdemar em revista
Confira a seguir alguns trechos da reportagem sobre a Pousada do Garimpo publicada na Edição 51 “Oh! Minas Gerais” da Verdemar em Revista:
Do Serro à Diamantina
“A noite é fechada com chave de ouro com uma hospedagem de primeira. Quem nos acolheu em Diamantina foi a Pousada do Garimpo, uma das mais tradicionais da cidade. Localizada há dez minutos de caminhada do centro histórico, possui infraestrutura completa para receber grupos e famílias. Além da piscina e da área interna onde se pode relaxar e apreciar a vista da Serra do Espinhaço, o ponto alto de lá é o restaurante O Garimpeiro, comandado pelo famoso chef Vandeca.
Vandeca conta que começou a cozinhar aos 13 anos com a avó. Na adolescência, nos idos dos anos de 1970, foi trabalhar com o tio em acampamentos de garimpeiros fazendo comida em baciadas para centenas de trabalhadores das minas.
Tomou gosto pelo ofício e acabou refinando sua culinária ao ser responsável pela cozinha de um proprietário de garimpo. Hoje, além da tradicional cozinha mineira, que prepara com maestria, é um estudioso e especialista na cozinha de garimpo. Fez um trabalho de pesquisa e resgatou pratos que se tornaram clássicos do restaurante da pousada, como o Bambá do Garimpo. O chef diz que este prato foi apresentado aos proprietários do hotel que queriam conhecer um pouco do seu trabalho e de seus gostos e, hoje, é o prato mais pedido da casa. O chef conseguiu transformar um prato antigamente muito calórico e de sabor forte em um alimento leve e de fácil digestão.
No auge da exploração garimpeira, quando os acampamentos reuniam multidões de trabalhadores, o Bambá era praticamente a única fonte de energia fundamental para a labuta pesada de se escavar a terra úmida. Os ingredientes clássicos desse prato são o feijão batido, a costelinha de porco, arroz, couve fresca, picada bem fininho e angu. Quem experimenta, aprova.
No restaurante da Pousada do Garimpo também é possível experimentar os vinhos feitos em Diamantina da vinícola Quinta D’alva.”
Quer ler a reportagem completa?
Por favor, clique na imagem abaixo.
Gostou? Aproveite e nos faça uma visita!
Conheça nossas acomodações ou faça já a sua reserva.
Leia também: O Chef Vandeca e seu Bambá do Garimpo: História e receita