Dom Leonardo celebrará no dia 08 de dezembro, em Diamantina, o seu Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal.
E para comemorar, seus irmãos Horácio (in memorian), Giovanni e Lineu sócios-proprietários da Pousada do Garimpo convidam a todos para estarem em Diamantina neste dia e oferecem uma diária especial para a hospedagem:
R$200,00 o apto duplo com café da manhã
O que está esperando? Solicite já a sua reserva!
O Jubileu de Diamante
A celebração do Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal será realizada no dia 08 de dezembro de 2019, às 10h na Catedral Metropolitana de Diamantina.
Dom Leonardo de Miranda Pereira, O Bispo Missionário Intinerante
Dom Leonardo de Miranda Pereira nasceu em 31 de maio de 1936 em Diamantina/MG, filho de Antônio Gabriel Pereira e de Maria Nilda de Miranda Pereira.
Em 1948, ingressou no Seminário de Diamantina, onde cursou Filosofia e Teologia.
Foi ordenado Padre da Diocese de Diamantina em 08 de dezembro de 1959, pelas mãos do Arcebispo Dom José Newton de Almeida Batista.
Daí então começou o seu ministério pelos espaços da Diocese:
Vigário coadjutor em Sabinópolis e Guanhães, depois Pároco no conjunto Couto de Magalhães – S. Gonçalo do Rio Preto – Felício dos Santos; Pároco em São Sebastião do Maranhão por quase 15 anos, onde fundou o Ginásio Municipal São Sebastião do Maranhão, hoje Escola Estadual de 2° Grau; Reitor interino do Seminário e Capelão do Colégio Nossa Sra. da Dores em Diamantina; Pároco de Guanhães durante 10 anos.
Em todas as Paróquias por onde passou, criou movimentos religiosos e procurou dinamizar os que já existiam.
Em Guanhães, levou a termo a construção da Igreja Catedral, inaugurada em junho de 1981, e foi professor na Escola Estadual Odilon Behrens.
Foi encarregado de montar e organizar o processo de criação da Diocese de Guanhães, instalada em 01 de maio de 1986, sendo desmembrada da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Itabira e de Governador Valadares.
Em 21 de maio de 1986, a Santa Sé o elegeu terceiro Bispo Diocesano de Paracatu.
Como Bispo, Dom Leonardo criou 20 paróquias, ordenou 50 Padres para a Diocese de Paracatu, 30 Diáconos permanentes e 1 Bispo (Dom Benedito Gonçalves dos Santos, nomeado para Presidente Prudente – SP).
Além de seu trabalho pastoral, destaquem-se também ações de caráter social, como projeto de urbanização do Bairro Bom Pastor (terreno da Mitra Diocesana) tendo distribuído mais de 1.000 lotes para a população de baixa renda e sem teto.
Dom Leonardo esteve 26 anos à frente da Diocese de Paracatu, tendo que se afastar do comando da Diocese por força da idade.
Em 7 de novembro de 2012 se tornou Bispo Emérito de Paracatu.